Hackintosh

O que é?

Consiste na instalação do sistema operacional MacOS X da Apple em computadores ou notebooks com processadores Intel.

Qual é o público alvo?

Este tipo de trabalho tem como público algo aqueles que querem usar o sistema (usuário comum) e não tem condições de comprar um Apple Device (MacBook, iMac, MacMini). Vale lembrar que é bastante indicado para produtores de áudio e vídeo, designers e inclusive aqueles que trabalham como programadores/desenvolvedores de softwares.

Hackintosh tem inúmeras vantagens:

1) Você monta a máquina do seu jeito, com hardware específico para determinado fim
2) Financeiramente é muito mais em conta
3) Pode ser atualizado normalmente
4) A experiência de uso com Hackintosh é quase igual a de um Macintosh
5) Totalmente personalizável

Essa é uma expressão fundamental em hackintosh. Um sistema compatível é sinônimo de um hack perfeito. Todo o sistema vai funcionar de forma fluída, com performance e uma estabilidade que se espera do sistema macOS. É como um quebra-cabeça onde todas as peças se encaixam.

Mas, o que se leva em consideração na compatibilidade? Vários itens! 

Processador é um item importante, pois é o cérebro do PC/Notebook! Consideramos que processadores Intel são mais compatíveis que os fabricados pela AMD. Isso pela simples lógica de que não temos nenhum dispositivo Apple usando processador da AMD.

GPU (placa de vídeo) é um fator importante também, pois é a GPU que vai cuidar da parte gráfica do sistema. Uma GPU compatível lhe proporcionará uma experiência de uso adequada e poder de processamento esperado para as ferramentas que faz uso do processamento gráficos, por exemplo FinalCut Pro X.

No atual cenário, temos melhor compatibilidade com placas AMD/ATI. A partir do Mojave, várias placas da AMD/ATI ganharam suporte nativo, sendo as preferidas de quem pretende montar um hackintosh. Isso aconteceu pelo fato da Apple encerrar o suporte ao Webdrivers para suporte de placas da Nvidia. Portanto, muitas placas da Nvidia deixaram de funcionar com o Mojave, tendo suporte somente até o High Sierra.

MB (Motherboard/Placa-mãe) é importante observar alguns componentes para oferecer uma excelente compatibilidade. Deve se observar inicialmente qual o codec de áudio e também a placa de rede cabeada. São itens importantes, um é da parte de multimídia e o outro lhe proporciona conexão com a internet.

Notebook oferece para todos praticidade e mobilidade. Muitos profissionais, dentre eles programadores e fotógrafos precisam sempre do equipamento perto para fazer edições instantâneas para atender as demandas de seus clientes.

Fazer hackintosh em notebook não é um bicho de sete cabeças, mas também não é tão prático quanto fazer em PC/desktop, por qual motivo?

É o que foi dito logo acima, compatibilidade, creio que (opinião própria) não terá um notebook que seja 100% compatível, sem que tenha que fazer uma alteração.

Muitas placas de rede WiFi não são compatíveis, hoje, algumas da Intel já estão tendo suporte, mesmo que básico. Mas usando um dongle USB ou até mesmo substituindo por algum motivo compatível, conseguirá ter internet móvel em seu hackintosh.

Há muito tempo atrás tínhamos notebooks com placa de vídeo dedicada (dgpu), oferecendo performance bem acima dos notebooks com gpu integrada (igpu). Fazendo uma pesquisa rápida no Google, pode ver que há vários modelos que tiveram hackintosh com sucesso, pois versões mais antigas deram suporte. Hoje, é totalmente diferente, temos dgpu e igpu no mesmo notebook, funcionando no sistema de comutação automática. Por exemplo: você liga seu notebook está editando um documento, planilha ou até mesmo assistindo um vídeo no YouTube, nesse momento o sistema estará usando o iGPU. Agora, imagine que esteja jogando, automaticamente o sistema vai ativar a dGPU para oferecer o desempenho que o jogo e sistema precisam. macOS não trabalha com isso. Ou você tem uma ou tem outra. Mas é reversível, podendo desativar a dGPU pela BIOS ou editando a DSDT ou criando uma SSDT.

Como explicado no terceiro motivo, HDMI é um fator que muitos levam em consideração e precisam usar constantemente. Se o HDMI for provido pela iGPU com certeza terá seu hackintosh funcionando com a tela integrada e a externa. Agora, se o HDMI for provido pela dGPU, infelizmente não já nada que possa ser feito, não terá HDMI funcionando.